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Formação de acordes avançado

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enviado por FelipeBZ




Dissonâncias

Dissonâncias

Os acordes são definidos em termos de seus intervalos. Eles são compostos da fundamental, da terça (que pode ser maior ou menor, de acordo com o modo) e da quinta. As dissonâncias indicam as demais notas que eventualmente componham o acorde.

Por exemplo, a cifra Dm6 indica um Ré menor, adicionando-se a sexta (o "6" da cifra). Como se trata de um D (Ré), a sexta representa a nota B (Si, ver tabela).

Obs.: É necessário observar ainda os seguintes casos:

1. Os acordes chamados suspensos (C4, D4) são acordes que possuem a terça suspensa. Eles trocam a terça pela quarta justa.

2. Os acordes diminutos são formados pela terça menor, pela quinta diminuta e pela sétima diminuta.

3. Alguns acordes omitem algum de seus elementos básicos. Neste caso, usualmente utiliza-se a nomenclatura "omit". Por exemplo, C9(omit3) é um Dó maior com nona, omitindo-se a terça.

Inversão

Por fim, as cifras podem possuir uma barra ("/"), separando duas notas. Por exemplo: A/E. Isto indica que a nota mais grave não é a nota fundamental, é a nota indicada. Neste exemplo (A/E), trata-se de um Lá maior, com baixo em Mi.

Exemplos

Abaixo são citados alguns exemplos de cifras, e as notas que as compõem:

C

C, E, G

Db7M

Db, F, Ab, C

A#m6/C#

C#, A#, D, G

E4/7

E, A, B, D

G7M(9)

G, A, B, D, F#

 

·  CIFRAS EQUIVALENTES

Caso o acorde desejado não exista na lista de acordes, verifique se ele não equivale a algum outro acorde existente. Normalmente, a diferença encontra-se nas diferentes notações utilizadas para descrever os intervalos. Abaixo, exibimos uma lista de nomes utilizados.

Exemplo em C

Nomenclatura dos intervalos

Outras nomenclaturas possíveis

C

 

8

C#, Db

b9

9b, 9-, -9, B9, 9B, b2, 2b

D

9

add9, add, 2

D#, Eb

#9, m

9#, +9, 9+

E

 

 

F

4, 11

sus4, sus

F#, Gb

b5, #11

5b, -5, 5-, 11#, +11, 11+

G

 

5

G#, Ab

#5, b6, b13

5#, 6b, 13b, +5, 5+, -6, 6-, -13, 13-, aug

A

6, 13, º

 

A#, Bb

7

 

B

7M

7+, +7, maj7,



É possível, ainda, encontrar nomes diferentes para os modos.

Acorde

Exemplo da cifra em C

Outras nomenclaturas possíveis (também em C)

menor

Cm

Cmin

diminuta

Cdim



Além disso, a ordem com que as dissonâncias aparecem pode ser alterada e os símbolos utilizados para separar as dissonâncias podem variar. Por exemplo:

D4/7, D7/4, D4|7, D4(7), D7/11 referem-se ao mesmo acorde.

Por fim, é possível encontrar cifras utilizando os nomes das notas por extenso, ou em letras minúsculas. Por exemplo:

E7, e7, Mi7

G7M, G7+, Gmaj7, g7m, Sol7M

A6, A(6), a6, Lá6

Cada uma destas linhas ilustra várias cifras para o mesmo acorde.

·  CASOS ESPECIAIS

Há, ainda, alguns casos especiais (daremos sempre, aqui, o exemplo em C, porém são extensíveis a todas as outras tônicas):

1. O acorde "maior com sétima e quinta diminuta" também é chamado de meio-diminuto. Assim, a cifra Cm7(b5), por exemplo, também é freqüentemente chamada de Chalf-dim ou de .

2. Em alguns casos, a cifra "C9" significa o acorde "C7(9)", enquanto a cifra "Cadd9" significando o acorde "C9". Verifique, portanto, se há estes dois nomes em uma mesma música cifrada. Caso exista, interprete o "C9" como um "C7(9)".

3. O acorde C5, ou C(5), geralmente indica o acorde C(omit3) (acorde omitindo-se a terça). É muito comum a sua utilização em Rock. Em alguns casos, entretanto, pode significar um C (Dó maior) apenas. Por exemplo, dada a seguinte seqüência de cifras:

C(8), C7M, C7, C6, C(#5), C(5)

As cifras C(8) e C(5) são equivalem à cifra C.

Falsas Inversões

Freqüentemente, diversos acordes são cifrados como inversões, quando na verdade não o são. Teoricamente, o baixo do acorde (a nota tocada na corda mais grave) precisa fazer parte das notas que compõem o acorde para caracterizar uma inversão. Porém, é comum manter a mesma posição de um dado acorde e mudar-se o baixo e avaliar que se trata de um acorde invertido. Entretanto, nem sempre este baixo pertence ao conjunto de notas do acorde.

Considere o problema que surge em uma posição de um Lá maior (composto pelas notas "A", "C#" e "E"). Se tocarmos este acorde como o baixo em "B", que não faz parte do acorde, este não deveria se chamar "A/B" e, sim, um acorde bem formado chamado "B4/7(9)".

Obs.: Entretanto, algumas vezes há inversões que não são falsas, são acordes com dissonâncias omitidas da cifra. Por exemplo, os acordes A/G, A/D e A/G# deveriam se chamar, respectivamente: A7/G, A4/D e A7M/G#.

Em resumo, como regra geral para interpretar uma cifra, siga os seguintes passos:

1. Quando encontrar uma inversão, monte o acorde sem o baixo invertido, e depois altere o baixo para seguir a indicação. Provavelmente, isto irá formar o acorde desejado pela pessoa que escreveu a cifra.

2. Entretanto, tome o cuidado com acordes onde o baixo não pertença ao conjunto de notas que compõem o acorde.

3. Ao escrever uma cifra, procure verificar a cada caso se trata-se ou não de uma inversão . A lista abaixo é um bom auxílio. Se a sua cifra (invertida) encontra-se entre as listadas, troque-a para o nome mais correto.

A seguir, são citados alguns exemplos de falsas inversões (nos casos abaixo são mostrados exemplos em todas as tônicas):

1. O acorde C4/7(9) freqüentemente é denominado Bb/C ou Gm7/C.

Bb/C, Gm7/C

C4/7(9)

B/C#, G#m7/C#

C#4/7(9)

B/Db, Abm7/Db

Db4/7(9)

C/D, Am7/D

D4/7(9)

C#/D#, A#m7/D#

D#4/7(9)

Db/Eb, Bbm7/Eb

Eb4/7(9)

D/E, Bm7/E

E4/7(9)

Eb/F, D#/F, Cm7/F

F4/7(9)

E/F#, C#m7/F#

F#4/7(9)

Fb/Gb, Dbm7/Gb

Gb4/7(9)

F/G, Dm7/G

G4/7(9)

F#/G#, D#m7/G#

G#4/7(9)

Gb/Ab, Ebm7/Ab

Ab4/7(9)

G/A, Em7/A

A4/7(9)

G#/A#, Fm7/A#

A#4/7(9)

Ab/Bb, Fm7/Bb

Bb4/7(9)

A/B, F#m7/B, Gbm7/B

B4/7(9)



2. O acorde Cm7 freqüentemente é denominado Eb/C

Eb/C

Cm7

E/C#

C#m7

E/Db

Dbm7

F/D

Dm7

F#/D#

D#m7

Gb/Eb

Ebm7

G/E

Em7

Ab/F, G#/F

Fm7

A/F# 

F#m7

A/Gb

Gbm7

Bb/G, A#/G

Gm7

B/G#

G#m7

B/Ab

Abm7

C/A

Am7

C#/A#

A#m7

Db/Bb

Bbm7

D/B

Bm7



3. O acorde C7M freqüentemente é denominado Em/C.

Em/C

C7M

Fm/C# 

C#7M

Fm/Db

Db7M

F#m/D, Gbm/D

D7M

Gm/D#

D#7M

Gm/Eb

Eb7M

G#m/E, Abm/E

E7M

Am/F

F7M

A#m/F#

F#7M

Bbm/Gb

Gb7M

Bm/G

G7M

Cm/G#

G#7M

Cm/Ab

Ab7M

C#m/A, Dbm/A

A7M

Dm/A#

A#7M

Dm/Bb

Bb7M

D#m/B, Ebm/B

B7M



4. O acorde Cm7(b5) freqüentemente é denominado Ebm/C.

Ebm/C, D#m/C

Cm7(b5)

Em/C#

C#m7(b5)

Em/Db

Dbm7(b5)

Fm/D

Dm7(b5)

F#m/D#

D#m7(b5)

Gbm/Eb

Ebm7(b5)

Gm/E

Em7(b5)

G#m/F, Abm/F

Fm7(b5)

Am/F#

F#m7(b5)

Am/Gb

Gbm7(b5)

A#m/G, Bbm/G

Gm7(b5)

Bm/G#

G#m7(b5)

Bm/Ab

Abm7(b5)

Cm/A

Am7(b5)

C#m/A#

A#m7(b5)

Dbm/Bb

Bbm7(b5)

Dm/B

Bm7(b5)



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