Cifras e Tablaturas

Tutoriais > Acordes > ACORDES E CIFRAS

ACORDES E CIFRAS

Enviado por TecladoGospel

Escalas, acordes, cifras e tríades

Vou usar uma linguagem bem simples para explicar, para que todos possam entender. Lembrando que este texto é destinado aos iniciantes e uso aqui conceitos da metodologia do ensino coletivo, que visa "ensinar" o que é necessário para o aluno iniciante executar suas primeiras músicas.
Escalas
Sucessão de sons. Tomemos como exemplo a escala de dó. Essa escala é conhecida como escala modelo, todas as demais escalas procuram "imitar" a escala de dó. As notas que formam essa escala são todas naturais, ou seja, as teclas brancas do seu teclado. Fica assim então: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e para terminar você repete o dó novamente. Observe que você começa a escala com a nota que dá nome a escala, nesse caso dó.

Acordes

Agrupamento de notas. Esses agrupamentos obedecem a determinadas regras. Passemos a algumas dessas regras. Com as notas da escala de dó (notas naturais/teclas brancas) você tem três opções de formação de acordes, falaremos das duas principais. A primeira opção são os acordes maiores e a segunda são os acordes menores. Não explicaremos agora a diferença entre os dois tipos, pois fugiria o propósito deste material, que é ser o mais básico possível.
Você forma os acordes "colocando" mais notas sobre uma nota principal, que chamaremos de nota fundamental, pois ela que dará nome ao acorde.

Tríades

Acordes formados por três sons, três notas.

Montando um acorde

Com a escala de dó os acordes possíveis são: acorde de dó, que começa com a nota dó; acorde de ré que começa com a nota ré e assim sucessivamente, mi, fá, sol, lá e si. Porém quanto ao serem maiores ou menores obedecem a seguinte regra:
  • Com a nota dó - maior
  • Com a nota ré - menor
  • Com a nota mi - menor
  • Com a nota fá - maior
  • Com a nota sol - maior
  • Com a nota lá - maior
  • Com a nota si - meio-diminuto (a terceira opção da qual falamos que não usaremos por agora)

Formação dos acordes no tom de dó maior

Quando uso a expressão "tom de dó", significa dizer que as notas que você vai usar são as notas da escala de dó. E o termo "maior" é porque o acorde mais importante dessa escala, o acorde formado com a nota mais importante dessa escala (no caso dó), é um acorde maior (dó maior).

Notas que compõem as tríades

  • Dó maior - dó (fundamental), mi e sol
  • Ré menor - ré (fundamental), fá e lá
  • Mi menor - mi(fundamental), sol e si
  • Fá maior - fá, lá e dó
  • Sol maior - sol, si e ré
  • Lá maior - lá, dó e mi
  • Si meio-diminuto - si, ré e fá

Observe que a formação obedece a uma lógica: de três em três notas. Observou também nas letras em cima do teclado? São as cifras.

Cifras

Representações dos acordes. São usadas para facilitar a leitura, a indicação de qual acorde deve ser realizado. É bem mais fácil você ler uma ?letra? do que um ?dó maior?. Ficam assim então as representações:

A - lá
B - si
C - dó
D - ré
E - mi
F - fá
G - sol

Para os acordes maiores basta a letra maiúscula e para os acordes menores use a letra maiúscula seguida de um ?m? minúsculo.

Mãos a obra!
Vá para o seu teclado e use tudo o que você aprendeu aqui. É muito importante a fixação desses elementos que apresentamos aqui, para que na apresentação de novos elementos, você já esteja seguro com estes.



Top cifras »Top artistas »
Petaxxon Comunicação Online
Cifras.com.br - Melhor e mais completo site de cifras e tablaturas do Brasil
Mais de 1 milhão de acordes de músicas cadastradas desde 2003
As informações contidas no nosso site são colaborações de seus usuários e podem conter erros, sendo assim, não nos responsabilizamos sobre nenhuma destas.