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As Notas Musicais

Tutoriais > Teoria Musical

enviado por _Dinda_

No passado, as civilizaes tentaram padronizar o modo como entendemos o universo musical e chegaram a representar as peas musicais atravs das letras do alfabeto grego. Mas quem criou o sistema tal como conhecemos hoje foi o monge francs Guido dArezzo. Graas s bibliotecas dos mosteiros, os monges tinham tempo e oportunidade de conhecer todo o saber musical da poca.

Guido pensou que talvez fosse mais simples para o entendimento criar uma escala musical. Mas, como? Ele usou as iniciais de um cntico religioso que dizia: Ut quant laxis / Resonare fibris / Mira gestorum / Famuli tuorum / Solve polluti / Labii reatum / Sancte Iohannes.

Sendo assim, o monge convencionou as notas musicais como: Ut Re Mi Fa Sol La Si. Anos depois, quando o sistema foi revisado, Ut deu lugar ao D como hoje conhecemos.

Com isso, temos uma escala musical natural, a qual damos o nome de escala diatnica. Ento, Juliana, so sete notas musicais, correto? Errado! O sistema musical formado, na verdade, por doze sons, que a juno dos sete sons principais mais os acidentes musicais. Como assim?

Cada nota de nossa escala diatnica separada por um intervalo. Ento, nossa escala ficaria assim:

D X R X Mi F X Sol X L X Si

Obs.: O X representa o nosso intervalo. E o intervalo, lembre-se, a distncia entre duas notas.
Ento, qual nota musical preencher o nosso intervalo? Os intervalos sero preenchidos pelos acidentes musicais, que so os sustenidos e bemis.

O sustenido representado pelo smbolo do jogo da velha (#). Ele ir aumentar a nota em meio tom.
O bemol representado por um b minsculo (b). Ele ir diminuir a nota em meio tom.

Vale ressaltar que o tom o maior intervalo existente entre duas notas. Ex.: Entre D e R temos um tom. Basta olhar a nossa escala: D X R. Perceba que, partindo do D at chegar ao R, percorremos duas notas.
Meio tom ou semitom o menor intervalo existente entre duas notas. Repare em nossa escala: D X. Para sair de D e chegar ao nosso primeiro intervalo (X) percorremos apenas uma nota.

Da mesma forma, dois semitons equivalem a um tom.

Ento, acrescentando o acidente musical sustenido a nossa escala, teremos uma escala ascendente que ficar assim:

D D# R R# Mi F F# Sol Sol# L L# Si

Se acrescentarmos o acidente musical bemol, teremos uma escala descendente que ficar assim:

D Rb R Mib Mi F Solb Sol Lb L Sib Si

Observe que quando percorremos o brao do instrumento no sentido da mo do violo para o corpo, nossa escala ser ascendente, portanto o acidente musical o sustenido. Quando percorremos o brao do instrumento no sentido contrrio, ou seja, do corpo para a mo, nossa escala musical ser descendente e o acidente ser o bemol.

Obs.: importante observar que entre Mi e F e entre Si e D no existe intervalo, portanto no tem acidente.

Sabendo disso, quando tivermos a escala completa, com os 12 sons, chamaremos de escala cromtica.

Para um melhor entendimento, e como forma padro de leitura de cifras, usamos as primeiras letras do alfabeto para representar cada nota musical: A B C D E F G

Sendo assim:

tablaturaOcultar
tablatura
A = L
B = Si
C = D
D = R
E = Mi
F = F
G = Sol
tablatura


Sabendo desses detalhes, seu estudo ficar mais fcil.

At a prxima,
Juliana Karla.

Dvidas e/ou sugestes, s enviar um e-mail para dinda_sej@yahoo.com.br.

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