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Compassos e Armaduras de Clave

Enviado por P!ATD

Numa partitura após a clave, vem escrito o compasso da música que define quanto tempo entra em cada parte da música, que será definida por travessões. Alguns exemplos podem ser:

Compasso 4/4 ~> é o mais usado nas músicas, e é formada por 4 seminimas.

O primeiro número é a quantidade de tempo e o segundo é a unidade de tempo

Compasso 6/8 ~> é comum em baças e é formado por 6 tempos de colcheia (8).

A representação númerica da unidade de tempo é dada pela quantidade necessária para atingir 4 tempos.

Seminina 4; minima 2; semibreve 1; colcheia 8; etc.

Os sustenidos ou bemóis que aparecem diante da clave pertencem a ARMADURA DA CLAVE. Esses sustenidos ou bemóis representam a tonalidade do trecho que segue e não são eliminados pelo fim de compasso por um bequadro.

No compasso 6/8, temos uma armadura de clave com bemóis em SI, MI, LÁ e RE, então qualquer e toda nota correspondente a uma destas naquele trecho terá um bemol.

Os sustenidos ou bemóis possuem ordem para aparecer na armadura.

Sustenidos: FÁ, DO, SOL, LÁ, MI, SI, para se achar a tonalidade maior conta-se uma nota depois do último sustenido da armadura (ex: Fá# - tonalidade Sol).

Bemois: SI, MI, LÁ, RE, SOL, DO, FÁ, para se achar a tonalidade maios conta-se cinco notas do último bemol (ex: Re bemol - tonalidade Lá bemol).

Esse metodo só acha a tonalidade maior, mas é possível que o trecho esteja em tonalidade menor relativa, e para se acha-lá conta-se três notas antes do tom maior (ex: relativa de Dó é Lá menor e de Mi bemol é Do menor).

Vale lembrar que a ordem das notas é: DO-DO# ou Reb-RE-RE# ou Mib-Mi-Fa# ou Solb-Sol-Sol# ou Lab-Lá-Lá# ou Sib-Si.

Ou usando a notação encontrada em cifras: C-C# ou Db-D-D# ou Eb-E-F# ou Gb-G-G# ou Ab-A-A# ou Bb-B.



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