» Cifras.com.br » Letras de músicas » Notícias » TV Cifras » Guitar Pro » Gospel
Logo Cifras.com.br
tutoriais

Conceitos Básicos de Violão

Tutoriais > Violão & Guitarra para Iniciantes

enviado por ra_tribal

Exercício 1 (mão direita)

Coloque o violão com a curva menor (aquela que é própria para isso mesmo) sobre a perna direita. O violão deve estar bem firme, ou seja, totalmente encaixado sobre a perna de forma a não comprometer o desenvolvimento dos exercícios.
Você pode também, caso seja mais confortável, cruzar a perna direita sobre a esquerda e depois apoiar o violão sobre ela.

Faça o movimento representado pelas flechas abaixo com a mão direita, sem muita força, mas tirando um pouco de som.

Enquanto fizer os movimentos com a mão direita, mantenha a mão esquerda segurando em qualquer parte do violão que não encoste nas cordas. Esqueça-a por enquanto, concentre-se somente na mão direita agora.
Da correta execução destes exercícios simples depende todo o andamento do curso de violão.

Execute esse exercício sobre a Boca do violão (o buraco no meio do corpo do violão):
Não tenha pressa, mantenha um ritmo lento no início contando 1, 2, 3, 4 para cada compasso completo (os quatro toques nas cordas);
Quando você contar 1 - Toque com o Polegar para baixo e nos outros movimentos use os outros dedos da mão direita.

Vá emendando um movimento com outro da seguinte forma: quando terminar de subir com os quatro dedos no movimento 4, inicie novamente descendo o polegar no movimento 1, sem que se perceba pelo som que um compasso terminou e outro está começando.

Faça muitas vezes este exercício, ele é muito importante, seja persistente ! Repita muito até que você consiga fazer os movimentos bem retiradamente sem precisar contar (nem mentalmente).
Lembre-se que você não poderá contar os movimentos enquanto estiver tocando e cantando uma música, por isso é mais do que necessário exercitar tanto que a mão direita funcione quase que automaticamente.

Muito bonito, muito legal o exercício 1, mas diga a verdade: ele realmente não se parece com nenhuma música que você conhece, mas porque ?
Obviamente porque falta a mão esquerda: é ela quem vai dar sentido à música (e também um bom trabalho a você neste curso).

Da mesma forma que existem símbolos (flechinhas) que determinam os movimentos da mão direita, também existem os símbolos que representam as posições da mão esquerda:
" Cada dedo da mão esquerda é representado por um número (exceto é claro, o dedo polegar que deverá ficar atrás do braço do violão). Os números representam os seguintes dedos da mão esquerda:
1> indicador, 2> médio,3> anelar, 4> minimo

Estes números são utilizados para representar os dedos da mão esquerda em pequenos desenhos do braço do violão.
Existem muitas formas de se dedilhar o braço do violão, eu escolhi duas: uma delas é mais clássica usada nos livros e revistas de música, a outra é uma forma artística de representar o acorde (por isso é mais fácil de entender)



Primeira Forma:

Para entender como esse desenho representa o braço do seu violão:

" Coloque o seu violão de pé, virado com as cordas para você e compare com o desenho;
" Os traços verticais indicam as cordas do braço do seu violão, sendo que o primeiro traço do desenho acima já representa a primeira corda. Note que a primeira corda da direita para a esquerda é a mais fina;
" A sexta corda, representada pela sexta linha da direita para a esquerda, é a mais grossa;
" Os traços horizontais representam os "ferrinhos" que dividem os espaços no braço do violão.
Os ferrinhos chamam-se Trastes e os espaço (onde apertamos os dedos da mão esquerda) chamam-se Casas. Estes espaços (Casas) estão representados por números romanos: I, II, III, IV, V, ... e assim seriam as demais casas até a XII (que será a última utilizada aqui neste curso). Note que a primeira casa (na posição em que está o violão na sua frente agora) encontra-se no alto do braço do violão e a décima segunda na base junto ao corpo do violão.
" Podemos verificar um número dentro de um círculo, este número ( 1 ) representa um dedo apertando uma corda do violão. Neste caso representamos:

o O dedo 1 (Indicador) da mão esquerda pressionando:
o A terceira corda (contada como sempre, de baixo para cima, da mais fina para a mais grossa),
o Na terceira casa do braço do violão.

" São então três as coordenadas para fazer uma nota qualquer no braço do violão: Qual o Dedo a ser usado, qual a corda e qual a casa em que deve ser pressionada .

Segunda Forma:



Essa segunda maneira de desenho é bem mais fácil de entender:
" Os números representam os dedos que estão sendo realmente pressionados contra as cordas. Isso serve para evitar confusões quando um dedo do meio da mão não estiver participando do acorde (você entenderá isso mais adiante);


Exercício 2 (mão esquerda)

Coloque novamente o violão sobre a perna direita.

Neste momento é a mão direita que deve ficar quietinha e deixar a esquerda trabalhar, por isso você deverá observar alguns aspectos:

1. Nunca apóie o seu braço na perna, ou em qualquer outra superfície, deixe-o solto à vontade, afinal você não quer se tornar um violonista "corcunda", quer?

2. Evite encostar a palma da mão na parte de baixo do braço do violão, esse vício é visto na maioria dos violonistas por aí.

3. Firme bem o polegar na parte de traz do braço do violão.
O primeiro acorde: Ré maior (D)

Agora que você já conhece a simbologia, coloque três dedos da mão esquerda no
braço do violão da seguinte forma:

O dedo 1 ( Indicador ) na II ( Segunda ) casa da 3a. ( Terceira ) corda.
O dedo 2 ( Médio ) na II ( Segunda ) casa da 1a. ( Primeira ) corda.
O dedo 3 ( Anelar ) na III ( Terceira ) casa da 2a. ( Segunda ) corda.


Esse Acorde ficará assim:


Segundo acorde: Lá com sétima (A7):


Terceiro acorde: Mi menor (Em):

Importante: Lembre-se de que somente os dedos que estão com números é que deverão apertar as cordas do violão, os outros (que estão sem números) não deverào de forma alguma tocar nas cordas !
Terceiro acorde: Mi menor (Em):

Treine muito esses três acordes, mudando de um para o outro o mais rapidamente possível. É a única maneira de poder tocar uma música.


Top cifras » Top artistas »
Anuncie no Cifras Termos de Uso Política de Privacidade Material de DivulgaçãoFale Conosco
Petaxxon Comunicação Online
Cifras.com.br - Melhor e mais completo site de cifras e tablaturas do Brasil
Mais de 1 milhão de cifras cadastradas desde 2003
As informações contidas no Cifras.com.br são colaborações de seus usuários e podem conter erros, sendo assim, não se responsabiliza sobre nenhuma destas.
R7 Música