Formação de acordes avançado
Forme acordes sem precisar do pc
enviado por: Felipe Bandeira Zorzo
CIFRAS
Cifras são os nomes dados aos acordes. Chamamos de músicas cifradas os textos
contendo a letra e as cifras dos acordes que compõem uma música.
Elas não seguem um padrão rígido, sobretudo na Internet e, por isso, são
encontrados várias vezes diferentes nomes para um mesmo acorde.
Por esta razão, é importante compreender o significado das cifras, de forma a
reconhecer o acorde que ela representa.
Uma cifra é composta basicamente de 4 items:
1 - Tônica
2 - Modo
3 - Dissonâncias
4 - Inversão (baixo)
Tônica
Cada acorde é composto por 3 ou mais notas. A Tônica indica a nota principal do
acorde, e segue a seguinte nomenclatura:
C - Dó
C# ou Db - Dó Sustenido ou Ré Bemol
D - Ré
D# ou Eb - Ré Sustenido ou Mi Bemol
E - Mi
F - Fá
F# ou Gb - Fá Sustenido ou Sol Bemol
G - Sol
G# ou Ab - Sol Sustenido ou Lá Bemol
A - Lá
A# ou Bb - Lá Sustenido ou Si Bemol
B - Si
Modo
O modo complementa a tônica, indicando as outras notas que compõem-no. Existem 3
modos principais: maior, menor e diminuto. A tabela abaixo mostra a nomenclatura
e as notas existentes em acordes nestes modos, tomando como tônica a nota Dó
(C).
Modo |
Cifra em C |
Notas que compõem o acorde |
Maior |
C |
C, E, G |
Menor |
Cm |
C, Eb, G |
Diminuta |
Cº |
C, Eb, G, A |
Obs: É importante notar que os acordes maiores não apresentam nenhuma indicação.
Logo, o acorde D, por exemplo, indica um "Ré Maior".
Tabela de Intervalos
Os acordes são definidos como conjuntos de notas. Entretanto, cada acorde é
definido em termos de seus intervalos, e não de suas notas. Um intervalo é
definido como o diferença entre duas notas (o número de semitons entre duas
notas). A idéia é que a nomenclatura sirva para todas as tônicas. Desta forma, é
possível, por exemplo, falar que um acorde maior é composto pela tônica, pela
terça maior e pela quinta justa, e isto servirá para qualquer acorde maior. Como
a terça maior de um Dó é um Mi, e sua quinta justa é um Sol, são estas as notas
de um Dó Maior. Baseando-se nestes intervalos, são compostas todas as cifras. Na
tabela abaixo podem ser vistos os diversos intervalos, e seus possíveis nomes em
cada uma das tônicas.
Tônica, fundamental |
|
C |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
E |
F |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
B |
Nona menor |
b9 |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
E |
F |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
B |
C |
Nona (maior) |
9 |
D |
D#,Eb |
E |
F |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
B |
C |
C#,Db |
Nona aumentada, terça menor |
#9, m |
D#,Eb |
E |
F |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
B |
C |
C#,Db |
D |
terça (maior) |
|
E |
F |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
B |
C |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
quarta (justa), décima primeira (justa) |
4, 11 |
F |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
B |
C |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
E |
quinta diminuta, décima primeira aumentada |
b5, #11 |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
B |
C |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
E |
F |
quinta (justa) |
|
G |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
B |
C |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
E |
F |
F#,Gb |
quinta aumentada, sexta menor, décima terceira menor |
#5, b6, b13 |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
B |
C |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
E |
F |
F#,Gb |
G |
sexta (maior), décima terceira (maior), sétima diminuta |
6, 13, º |
A |
A#,Bb |
B |
C |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
E |
F |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
sétima (menor) |
7 |
A#,Bb |
B |
C |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
E |
F |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
A |
sétima maior |
7M |
B |
C |
C#,Db |
D |
D#,Eb |
E |
F |
F#,Gb |
G |
G#,Ab |
A |
A#,Bb |
Obs.: Nesta tabela, as vírgulas separam alternativas possíveis. Por exemplo,
pode-se chamar tônica, ou fundamental. Já os parênteses indicam nomes de uso
facultativo. Por exemplo, pode-se chamar "nona maior" ou apenas "nona".