Música (teoria)
Observações Gerais da Teoria Musical
enviado por: Eric Bandeira
Teoria Musical – Uma Nova Visão
ERIC BANDEIRA
TOM E SEMITOM
Tom formado por dois Semitons
Semitom é a menor distância entre dois Sons
T = TOM
ST = SEMITOM
SINAIS DE ALTERAÇÃO
bb = DOBRADO BEMOL ABAIXA ANOTA UM TOM
b = BEMOL ABAIXA A NOTA UM SEMITOM
= NATURAL
# = SUSTENIDO ELEVA A NOTA UM SEMITOM
X = DOBRADO SUSTENIDO ELEVA A NOTA UM TOM
Escalas maiores, melódicas, harmônicas e naturais
MODELO DAS ESCALAS:
NB T T ST T T T ST MAIOR
NB T ST T T T T ST MENOR MELÓDICA
NB T ST T T ST T+ST ST MENOR HARMÔNICA
NB T ST T T ST T T MENOR NATURAL
ESCALAS MAIORES
NB T T ST T T T ST
DO RE MI FA SOL LA SI DO
REb MIb FA SOLb LAb SIb DO REb
RE MI FA# SOL LA SI DO# RE
MIb FA SOL LAb SIb DO RE MIb
MI FA# SOL# LA SI DO# RE# MI
FA SOL LA SIb DO RE MI FA
SOLb LAb SIb DOb REb MIb FA SOLb
SOL LA SI DO RE MI FA# SOL
LAb SIb DO REb MIb FA SOL LAb
LA SI DO# RE MI FA# SOL# LA
SIb DO RE MIb FA SOL LA SIb
SI DO# RE# MI FA# SOL# LA# SI
ESCALAS MENORES MELÓDICAS
NB T ST T T T T ST
DO RE MIb FA SOL LA SI DO
REb MIb FAb SOLb LAb SIb DO REb
RE MI FA SOL LA SI DO# RE
MIb FA SOLb LAb SIb DO RE MIb
MI FA# SOL LA SI DO# RE# MI
FA SOL LAb SIb DO RE MI FA
SOLb LAb SIbb DOb REb MIb FA SOLb
SOL LA SIb DO RE MI FA# SOL
LAb SIb DOb REb MIb FA SOL LAb
LA SI DO RE MI FA# SOL# LA
SIb DO REb MIb FA SOL LA SIb
SI DO# RE MI FA# SOL# LA# SI
ESCALAS MENORES HARMÔNICAS
NB T ST T T ST T+ST ST
DO RE MIb FA SOL LAb SI DO
REb MIb FAb SOLb LAb SIbb DO REb
RE MI FA SOL LA SIb DO# RE
MIb FA SOLb LAb SIb DOb RE MIb
MI FA# SOL LA SI DO RE# MI
FA SOL LAb SIb DO REb MI FA
SOLb LAb SIbb DOb REb MIbb FA SOLb
SOL LA SIb DO RE MIb FA# SOL
LAb SIb DOb REb MIb FAb SOL LAb
LA SI DO RE MI FA SOL# LA
SIb DO REb MIb FA SOLb LA SIb
SI DO# RE MI FA# SOL LA# SI
ESCALAS MENORES NATURAIS
NB T ST T T ST T T
DO RE MIb FA SOL LAb SIb DO
REb MIb FAb SOLb LAb SIbb DOb REb
RE MI FA SOL LA SIb DO RE
MIb FA SOLb LAb SIb DOb REb MIb
MI FA# SOL LA SI DO RE MI
FA SOL LAb SIb DO REb MIb FA
SOLb LAb SIbb DOb REb MIbb FAb SOLb
SOL LA SIb DO RE MIb FA SOL
LAb SIb DOb REb MIb FAb SOLb LAb
LA SI DO RE MI FA SOL LA
SIb DO REb MIb FA SOLb LAb SIb
SI DO# RE MI FA# SOL LA SI
CIFRAS
A B C D E F G
LA SI DO RE MI FA SOL
TIPO DOS ACORDES USADOS NAS ESCALAS CITADAS ACIMA
MAIOR, MENOR, DIMINUTO, MEIO DIMINUTO E AUMENTADO.
NA ESCALA MAIOR
I, IIm, IIIm, IV, V, VIm, VIIm7(b5)
I IV V SÃO MAIORES
IIm IIIm VIm SÃO MENORES
VIIm7(b5) MEIO DIMINUTO
NA ESCALA MENOR MELÓDICA
Im, IIm, bIII+, IV, V, VIm7(b5), VIIm7(b5)
Im IIm SÃO MENORES
bIII+ AUMENTADO
IV V SÃO MAIORES
VIm7(b5) VIIm7(b5) SÃO MEIO DIMINUTOS
NA ESCALA MENOR HARMÔNICA
Im, IIm7(b5), bIII+, IVm, V, bVI, VII°
Im IVm SÃO MENORES
bIII+ AUMENTADO
IIm7(b5) MEIO DIMINUTO
V bVI SÃO MAIORES
NA ESCALA MENOR NATURAL
Im, IIm7(b5), bIII, IVm, Vm, bVI, bVII
Im IVm Vm SÃO MENORES
IIm7(b5) MEIO DIMINUTO
bIII bVI bVII SÃO MAIORES
COMO TRANSFORMAR AS NOTAS DAS ESCALAS EM ACORDES
PEGAREI A ESCALA DE DO MAIOR COMO EXEMPLO AS CIFRAS E O TIPO DOS ACORDES USADOS NA ESCALA MAIOR
DO RE MI FA SOL LA SI DO ESCALA DE DO MAIOR
A B C D E F G CIFRAS
LA SI DO RE MI FA SOL
I, IIm, IIIm, IV, V, VIm, VIIm7(b5) TIPO DOS ACORDES USADOS NA ESCALA MAIOR
1º PASSO: TRANSFORME AS NOTAS DA ESCALA EM CIFRA
DO RE MI FA SOL LA SI DO
C D E F G A B C
2º PASSO: SIGA O MODELO DO TIPO DOS ACORDES E ADICIONE NAS CIFRAS, PORÉM, NÃO SERÁ NECESSÁRIO REPETIR A ÚLTIMA NOTA DA ESCALA
I IIm IIIm IV V VIm VIIm7(b5)
C Dm Em F G Am Bm7b5)
CONCLUSÃO, EM TODA MÚSICA NO TOM DE DO MAIOR AS NOTAS SERÃO:
C = DO MAIOR
Dm = RE MENOR
Em = MI MENOR
F = FA MAIOR
G = SOL MAIOR
Am = LA MENOR
Bm7(b5)= SI MENOR COM SÉTIMA E QUINTA DIMINUTA OU SI MEIO DIMINUTA
OBS: Levando em consideração que na maioria das músicas não será necessário o uso de todos acordes.
ERIC BANDEIRA
TOM E SEMITOM
Tom formado por dois Semitons
Semitom é a menor distância entre dois Sons
T = TOM
ST = SEMITOM
SINAIS DE ALTERAÇÃO
bb = DOBRADO BEMOL ABAIXA ANOTA UM TOM
b = BEMOL ABAIXA A NOTA UM SEMITOM
= NATURAL
# = SUSTENIDO ELEVA A NOTA UM SEMITOM
X = DOBRADO SUSTENIDO ELEVA A NOTA UM TOM
Escalas maiores, melódicas, harmônicas e naturais
MODELO DAS ESCALAS:
NB T T ST T T T ST MAIOR
NB T ST T T T T ST MENOR MELÓDICA
NB T ST T T ST T+ST ST MENOR HARMÔNICA
NB T ST T T ST T T MENOR NATURAL
ESCALAS MAIORES
NB T T ST T T T ST
DO RE MI FA SOL LA SI DO
REb MIb FA SOLb LAb SIb DO REb
RE MI FA# SOL LA SI DO# RE
MIb FA SOL LAb SIb DO RE MIb
MI FA# SOL# LA SI DO# RE# MI
FA SOL LA SIb DO RE MI FA
SOLb LAb SIb DOb REb MIb FA SOLb
SOL LA SI DO RE MI FA# SOL
LAb SIb DO REb MIb FA SOL LAb
LA SI DO# RE MI FA# SOL# LA
SIb DO RE MIb FA SOL LA SIb
SI DO# RE# MI FA# SOL# LA# SI
ESCALAS MENORES MELÓDICAS
NB T ST T T T T ST
DO RE MIb FA SOL LA SI DO
REb MIb FAb SOLb LAb SIb DO REb
RE MI FA SOL LA SI DO# RE
MIb FA SOLb LAb SIb DO RE MIb
MI FA# SOL LA SI DO# RE# MI
FA SOL LAb SIb DO RE MI FA
SOLb LAb SIbb DOb REb MIb FA SOLb
SOL LA SIb DO RE MI FA# SOL
LAb SIb DOb REb MIb FA SOL LAb
LA SI DO RE MI FA# SOL# LA
SIb DO REb MIb FA SOL LA SIb
SI DO# RE MI FA# SOL# LA# SI
ESCALAS MENORES HARMÔNICAS
NB T ST T T ST T+ST ST
DO RE MIb FA SOL LAb SI DO
REb MIb FAb SOLb LAb SIbb DO REb
RE MI FA SOL LA SIb DO# RE
MIb FA SOLb LAb SIb DOb RE MIb
MI FA# SOL LA SI DO RE# MI
FA SOL LAb SIb DO REb MI FA
SOLb LAb SIbb DOb REb MIbb FA SOLb
SOL LA SIb DO RE MIb FA# SOL
LAb SIb DOb REb MIb FAb SOL LAb
LA SI DO RE MI FA SOL# LA
SIb DO REb MIb FA SOLb LA SIb
SI DO# RE MI FA# SOL LA# SI
ESCALAS MENORES NATURAIS
NB T ST T T ST T T
DO RE MIb FA SOL LAb SIb DO
REb MIb FAb SOLb LAb SIbb DOb REb
RE MI FA SOL LA SIb DO RE
MIb FA SOLb LAb SIb DOb REb MIb
MI FA# SOL LA SI DO RE MI
FA SOL LAb SIb DO REb MIb FA
SOLb LAb SIbb DOb REb MIbb FAb SOLb
SOL LA SIb DO RE MIb FA SOL
LAb SIb DOb REb MIb FAb SOLb LAb
LA SI DO RE MI FA SOL LA
SIb DO REb MIb FA SOLb LAb SIb
SI DO# RE MI FA# SOL LA SI
CIFRAS
A B C D E F G
LA SI DO RE MI FA SOL
TIPO DOS ACORDES USADOS NAS ESCALAS CITADAS ACIMA
MAIOR, MENOR, DIMINUTO, MEIO DIMINUTO E AUMENTADO.
NA ESCALA MAIOR
I, IIm, IIIm, IV, V, VIm, VIIm7(b5)
I IV V SÃO MAIORES
IIm IIIm VIm SÃO MENORES
VIIm7(b5) MEIO DIMINUTO
NA ESCALA MENOR MELÓDICA
Im, IIm, bIII+, IV, V, VIm7(b5), VIIm7(b5)
Im IIm SÃO MENORES
bIII+ AUMENTADO
IV V SÃO MAIORES
VIm7(b5) VIIm7(b5) SÃO MEIO DIMINUTOS
NA ESCALA MENOR HARMÔNICA
Im, IIm7(b5), bIII+, IVm, V, bVI, VII°
Im IVm SÃO MENORES
bIII+ AUMENTADO
IIm7(b5) MEIO DIMINUTO
V bVI SÃO MAIORES
NA ESCALA MENOR NATURAL
Im, IIm7(b5), bIII, IVm, Vm, bVI, bVII
Im IVm Vm SÃO MENORES
IIm7(b5) MEIO DIMINUTO
bIII bVI bVII SÃO MAIORES
COMO TRANSFORMAR AS NOTAS DAS ESCALAS EM ACORDES
PEGAREI A ESCALA DE DO MAIOR COMO EXEMPLO AS CIFRAS E O TIPO DOS ACORDES USADOS NA ESCALA MAIOR
DO RE MI FA SOL LA SI DO ESCALA DE DO MAIOR
A B C D E F G CIFRAS
LA SI DO RE MI FA SOL
I, IIm, IIIm, IV, V, VIm, VIIm7(b5) TIPO DOS ACORDES USADOS NA ESCALA MAIOR
1º PASSO: TRANSFORME AS NOTAS DA ESCALA EM CIFRA
DO RE MI FA SOL LA SI DO
C D E F G A B C
2º PASSO: SIGA O MODELO DO TIPO DOS ACORDES E ADICIONE NAS CIFRAS, PORÉM, NÃO SERÁ NECESSÁRIO REPETIR A ÚLTIMA NOTA DA ESCALA
I IIm IIIm IV V VIm VIIm7(b5)
C Dm Em F G Am Bm7b5)
CONCLUSÃO, EM TODA MÚSICA NO TOM DE DO MAIOR AS NOTAS SERÃO:
C = DO MAIOR
Dm = RE MENOR
Em = MI MENOR
F = FA MAIOR
G = SOL MAIOR
Am = LA MENOR
Bm7(b5)= SI MENOR COM SÉTIMA E QUINTA DIMINUTA OU SI MEIO DIMINUTA
OBS: Levando em consideração que na maioria das músicas não será necessário o uso de todos acordes.