As Notas Musicais
Conheça a história das notas musicais e como elas estão representadas nas cifras.
enviado por: Juliana Karla
No passado, as civilizações tentaram padronizar o modo como entendemos o universo musical e chegaram a representar as peças musicais através das letras do alfabeto grego. Mas quem criou o sistema tal como conhecemos hoje foi o monge francês Guido d’Arezzo.
Graças às bibliotecas dos mosteiros, os monges tinham tempo e oportunidade de conhecer todo o saber musical da época.
Guido pensou que talvez fosse mais simples para o entendimento criar uma escala musical. Mas, como? Ele usou as iniciais de um cântico religioso que dizia: “Ut quant laxis / Resonare fibris / Mira gestorum / Famuli tuorum / Solve polluti / Labii reatum / Sancte Iohannes”.
Sendo assim, o monge convencionou as notas musicais como: Ut – Re – Mi – Fa – Sol – La – Si. Anos depois, quando o sistema foi revisado, “Ut” deu lugar ao “Dó” como hoje conhecemos.
Com isso, temos uma escala musical natural, a qual damos o nome de escala diatônica. Então, Juliana, são sete notas musicais, correto? Errado! O sistema musical é formado, na verdade, por doze sons, que é a junção dos sete sons principais mais os acidentes musicais. Como assim?
Cada nota de nossa escala diatônica é separada por um intervalo. Então, nossa escala ficaria assim:
Dó – X – Ré – X – Mi – Fá – X – Sol – X – Lá – X – Si
Obs.: O “X” representa o nosso intervalo. E o intervalo, lembre-se, é a distância entre duas notas.
Então, qual nota musical preencherá o nosso intervalo? Os intervalos serão preenchidos pelos acidentes musicais, que são os sustenidos e bemóis.
O sustenido é representado pelo símbolo do jogo da velha (#). Ele irá aumentar a nota em meio tom.
O bemol é representado por um “b” minúsculo (b). Ele irá diminuir a nota em meio tom.
Vale ressaltar que o tom é o maior intervalo existente entre duas notas. Ex.: Entre Dó e Ré temos um tom. Basta olhar a nossa escala: Dó – X – Ré. Perceba que, partindo do Dó até chegar ao Ré, percorremos duas notas.
Meio tom ou semitom é o menor intervalo existente entre duas notas. Repare em nossa escala: Dó – X. Para sair de Dó e chegar ao nosso primeiro intervalo (X) percorremos apenas uma nota.
Da mesma forma, dois semitons equivalem a um tom.
Então, acrescentando o acidente musical sustenido a nossa escala, teremos uma escala ascendente que ficará assim:
Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si
Se acrescentarmos o acidente musical bemol, teremos uma escala descendente que ficará assim:
Dó – Réb – Ré – Mib – Mi – Fá – Solb – Sol – Láb – Lá – Sib – Si
Observe que quando percorremos o braço do instrumento no sentido da mão do violão para o corpo, nossa escala será ascendente, portanto o acidente musical é o sustenido. Quando percorremos o braço do instrumento no sentido contrário, ou seja, do corpo para a mão, nossa escala musical será descendente e o acidente será o bemol.
Obs.: É importante observar que entre Mi e Fá e entre Si e Dó não existe intervalo, portanto não tem acidente.
Sabendo disso, quando tivermos a escala completa, com os 12 sons, chamaremos de escala cromática.
Para um melhor entendimento, e como forma padrão de leitura de cifras, usamos as primeiras letras do alfabeto para representar cada nota musical: A – B – C – D – E – F – G
Sendo assim:
A = Lá
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol
Sabendo desses detalhes, seu estudo ficará mais fácil.
Até a próxima,
Juliana Karla.
Dúvidas e/ou sugestões, é só enviar um e-mail para [email protected].
Graças às bibliotecas dos mosteiros, os monges tinham tempo e oportunidade de conhecer todo o saber musical da época.
Guido pensou que talvez fosse mais simples para o entendimento criar uma escala musical. Mas, como? Ele usou as iniciais de um cântico religioso que dizia: “Ut quant laxis / Resonare fibris / Mira gestorum / Famuli tuorum / Solve polluti / Labii reatum / Sancte Iohannes”.
Sendo assim, o monge convencionou as notas musicais como: Ut – Re – Mi – Fa – Sol – La – Si. Anos depois, quando o sistema foi revisado, “Ut” deu lugar ao “Dó” como hoje conhecemos.
Com isso, temos uma escala musical natural, a qual damos o nome de escala diatônica. Então, Juliana, são sete notas musicais, correto? Errado! O sistema musical é formado, na verdade, por doze sons, que é a junção dos sete sons principais mais os acidentes musicais. Como assim?
Cada nota de nossa escala diatônica é separada por um intervalo. Então, nossa escala ficaria assim:
Dó – X – Ré – X – Mi – Fá – X – Sol – X – Lá – X – Si
Obs.: O “X” representa o nosso intervalo. E o intervalo, lembre-se, é a distância entre duas notas.
Então, qual nota musical preencherá o nosso intervalo? Os intervalos serão preenchidos pelos acidentes musicais, que são os sustenidos e bemóis.
O sustenido é representado pelo símbolo do jogo da velha (#). Ele irá aumentar a nota em meio tom.
O bemol é representado por um “b” minúsculo (b). Ele irá diminuir a nota em meio tom.
Vale ressaltar que o tom é o maior intervalo existente entre duas notas. Ex.: Entre Dó e Ré temos um tom. Basta olhar a nossa escala: Dó – X – Ré. Perceba que, partindo do Dó até chegar ao Ré, percorremos duas notas.
Meio tom ou semitom é o menor intervalo existente entre duas notas. Repare em nossa escala: Dó – X. Para sair de Dó e chegar ao nosso primeiro intervalo (X) percorremos apenas uma nota.
Da mesma forma, dois semitons equivalem a um tom.
Então, acrescentando o acidente musical sustenido a nossa escala, teremos uma escala ascendente que ficará assim:
Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si
Se acrescentarmos o acidente musical bemol, teremos uma escala descendente que ficará assim:
Dó – Réb – Ré – Mib – Mi – Fá – Solb – Sol – Láb – Lá – Sib – Si
Observe que quando percorremos o braço do instrumento no sentido da mão do violão para o corpo, nossa escala será ascendente, portanto o acidente musical é o sustenido. Quando percorremos o braço do instrumento no sentido contrário, ou seja, do corpo para a mão, nossa escala musical será descendente e o acidente será o bemol.
Obs.: É importante observar que entre Mi e Fá e entre Si e Dó não existe intervalo, portanto não tem acidente.
Sabendo disso, quando tivermos a escala completa, com os 12 sons, chamaremos de escala cromática.
Para um melhor entendimento, e como forma padrão de leitura de cifras, usamos as primeiras letras do alfabeto para representar cada nota musical: A – B – C – D – E – F – G
Sendo assim:
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol
Sabendo desses detalhes, seu estudo ficará mais fácil.
Até a próxima,
Juliana Karla.
Dúvidas e/ou sugestões, é só enviar um e-mail para [email protected].