Violão

Dicas Para Comprar Seu Violão

Algumas dicas para quem quer comprar um violão

enviado por: Aline .

Existem muitas marcas no mercado. Vários tipos de madeira, desenhos, cores, timbres particulares, encordoamentos, etc. Alguns com preço bem atraente, alguns de alto nível.
A escolha é bem pessoal.

Para uma boa escolha da compra de um violão deve-se observar alguns pontos:

Tipo de música que irá tocar
- Para definir se precisará de um instrumento com timbre mais brilhante ou mais encorpado; 12 ou 6 cordas; cordas de aço ou nylon; clássico, jumbo, folk, flat; com ou sem cutway.

Locais que irá utilizar o instrumento
- Para definir se irá utiliar plugado em amplificador, microfonado, ou mesmo acústico.

Se é: Iniciante, intermediário, ou avançado

Violão clássicos com cordas de nylon: são ideais para iniciantes que desejam um bom instrumento para estudo e que também podem ser utilizados em apresentações.
O estudante deve sentir prazer em aprender, portanto, um instrumento com pegada mais pesada, dificulta a tocabilidade, cansando o aluno e causando fadiga em menor tempo.
Em músicas clássicas, samba, bossa nova; ele é o mais utilizado pelos músicos

Violão folk com cordas de aço, possuem o timbre encorpado, muito utilizados na música sertaneja moderna, blues e em shows acústicos de mpb, pop/rock.

Violão de 12 cordas (cordas de aço): Com a onda de shows acústicos, ganhou mais popularidade. Possuem timbre encorpado que proporcionam base marcante. Para solo,
causa um efeito de 2 violões. Indicado para intermediários e avançados, por ter a tocabilidade pesada.

Violão jumbo: Possui o timbre mais brilhante do que o folk. Proporciona solos com som envolvente; timbre menos encorpado em bases, sem deixar de ser interessante
também para este fim.

Cutway: Possibilita acesso às últimas casas do violão, facilitando os solos mais elaborados.

Elétrico e Acústico: Você deve optar por elétrico se tiver intensão de tocar em bares, shows, festas ou reuniões que exijam amplificação do som do instrumento.
Os acústicos podem também ter seu som captados por microfones específicos. Nas gravações em estúdio por exemplo, os canais gravados com violão, são microfonados.
Existe uma gama muito grande de captadores ativos (com pré amplificação) e passivos no mercado. O captador pode ser instalado em um violão acústico por um luthier.